Uma viagem ao passado, na moderna Califórnia
Bodie, Califórnia: Uma cidade fantasma, com casas originais da época, congelada no tempo
Se você está em busca de uma viagem inesquecível pela Califórnia, repleta de história e charme único, não procure mais do que a cidade fantasma de Bodie.
Localizada nas áridas terras do leste da Sierra Nevada, pertinho do Yosemite Park, essa relíquia do passado transporta os visitantes para uma época em que a Califórnia fervilhava com a febre do ouro.
Como era a vida no Velho Oeste americano?
Em Bodie, você vai poder ver um pouco da história do faroeste americano. E sim, o Velho Oeste existiu, não é coisa de filme só. Com suas construções bem preservadas (prédios e casas originais da época) e atmosfera autêntica, Bodie é um destino imperdível e um achado para os amantes de história e aventureiros em busca de algo diferente, que você só costuma ver em filmes.
Fundada em 1859, Bodie experimentou um rápido crescimento durante a corrida do ouro americana, transformando-se em uma cidade mineradora movimentada com uma população de cerca de 10.000 habitantes.
Com a descoberta de ouro na região, mineiros, aventureiros e empreendedores de todo o mundo inundaram as ruas de Bodie, esperançosos de encontrar sua fortuna nas colinas circundantes da Califórnia. A cidade rapidamente se tornou um importante centro de mineração, com mais de 2.000 edifícios, incluindo casas, lojas, salões, hotéis, igrejas e claro, também bordéis, como se vê nos filmes de faroeste.
No entanto, o destino de Bodie foi tão efêmero quanto o ouro que trouxe sua prosperidade. Com o declínio das minas e a exaustão dos recursos, a cidade entrou em um período de declínio já no final do século XIX. Em 1915, um grande incêndio destruiu boa parte de Bodie, deixando apenas as estruturas que vemos hoje, mas ainda dá pra curtir bastante o clima do Velho Oeste.
Hoje, Bodie é mantida como um marco histórico estadual e uma verdadeira janela para o passado.
Por lá eles dizem que é a única cidade do Velho Oeste americano ainda com suas estruturas originais, as casas e tudo o que você vê por lá são originais, não foram reconstruídos, e foi isso que me deixou mais encantada ao conhecer e passear pela cidade, você pode ver e entrar na igreja, na escola, em diversas lojas, pode entrar em algumas casas, é uma real ida ao passado. Nem todas as casas são visitáveis, até para poder facilitar a preservação do lugar.
Ao caminhar por suas ruas empoeiradas, os visitantes podem explorar prédios incrivelmente preservados, que parecem ter sido congelados no tempo. Desde lojas de ferragens e padarias até uma antiga prisão e uma escola, cada estrutura conta uma história única. Você pode imaginar a vida vibrante que um dia existiu ali, enquanto passeia pelas fachadas desgastadas pelo tempo e pelos objetos domésticos ainda dispostos em seus lugares originais.
Se você estiver fazendo uma viagem de carro pela Califórnia, você não pdoe deixar de visitar.
Uma das coisas mais fascinantes sobre Bodie é a sensação de autenticidade que envolve a cidade. Nenhum dos edifícios é restaurado, mas sim apenas preservado e bem mantido para que nós, os visitantes, possamos ver como eram originalmente. É como se o tempo tivesse realmente parado, permitindo que você se transporte diretamente para o passado.
Embora Bodie seja uma cidade fantasma, ela está longe de ser deserta durante o dia (mas também não é lotada! dá pra passear tranquilamente). Guias locais estão disponíveis para fornecer informações históricas fascinantes e responder a quaisquer perguntas que você possa ter durante a visita. E para quem ama fotografia, Bodie oferece oportunidades únicas para capturar imagens impressionantes. A combinação das construções de madeira desgastadas e o cenário árido das montanhas no deserto ao redor criam uma atmosfera verdadeiramente mágica. Vimos muitos fotógrafos por lá com câmeras profissionais ou semi quando visitamos. E claro, muitos celulares tirando fotos também.
A visita a Bodie requer um certo planejamento
https://www.monocounty.org/places-to-go/bodie/
SAIBA MAIS - Horários de abertura e quanto custa a visita à cidade fantasma de Bodie
O Bodie State Historic Park está aberto das 9h às 18h no verão (15 de maio a 31 de outubro) e das 9h às 15h no inverno (1º de novembro a 14 de maio), e é melhor explorado em clima quente na primavera, verão e outono.
A alta temporada vai do Memorial Day até o Dia do Trabalho.
Há uma taxa de entrada de US$ 8 para adultos e US$ 5 para crianças de 4 a 17 anos. Crianças de três anos e menos não pagam.
Cartão de crédito é aceito apenas no quiosque de entrada, embora o dinheiro seja preferível. Se ninguém estiver presente no quiosque, por favor, coloque dinheiro ou cheque no envelope de auto-pagamento localizado no estacionamento.
Certifique-se de levar água e lanches leves, pois não há serviços no Parque (banheiros estão disponíveis). Também recomendamos levar protetor solar, chapéu e uma jaqueta ou camadas (mesmo no verão)! Bodie está localizado em uma alta altitude - 8.375 pés - e o clima pode ser mais extremo.
O celular pode não funcionar por lá (mas eu estava com o plano Internacional da Vivo e estava funcionando bem, pelo menos os dados móveis para Internet e Whatsapp - mandando fotinhos 😂 )
Para comprar antes de viajar:
Tênis Skechers
Estes são "queridinhos" de quem vai andar muito nos parques Disney. Você pode comprar na Amazon, é so clicar na imagem e escolher o seu. Vantagem, você parcela, e ainda "amacia" o tênis antes de viajar.
3 comentarios
Amei essas dicas para conhecer Bodie! Vou usar com certeza. Minha viagem à Califórnia está chegando e seu blog tá me ajudando muito. Obrigada :)
ResponderExcluirQuando fui à Califórnia no século passado (rsrsrs) visitei algumas cidades assim, mas não lembro de nenhuma tão deserta quanto Bodie. Só faltam os fenos rolando pela rua, deu até pra ouvir musiquinha de faroeste enquanto eu lia ahaha
ResponderExcluirComo eu não conhecia Bodie na Califórnia? Caramba parece cenário de faroeste hahha amei! Já quero ir!
ResponderExcluirGostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem