Receita do Ráscal: banana caramelada
Você conhece o restaurante Ráscal? Eu adoro! Achei no blog do Ráscal uma receita de uma sobremesa deliciosa, que eu recomendo aqui, indicando a fonte, claro.(http://www.blogdorascal.com.br/2011/01/11/receitas-banana-caramello-rascal/)
Receita da sobremesa banana caramello do Rascal
Ingredientes:
2 bolas de sorvete de creme (40g)
1/3 de xícara de chá de chantilly
1 banana-prata em rodelas finas
1 colher de sopa de noz-pecã assada
60 ml de calda de caramelo quente
Calda de caramelo quente
140 g de açúcar
50 ml de água
50 g de manteiga em temperatura ambiente
85 ml de creme de leite quente
½ colher de chá de baunilha
Noz-pecã assada
100 g de noz-pecã
½ colher de chá de óleo de noz-pecã
½ colher de chá de canela em pó
Modo de fazer
Noz-pecã assada – colocar as nozes em uma assadeira, besuntar com óleo. Acrescentar o açúcar e a canela e levar ao forno médio preaquecido, a 180°C, por cerca de 7 minutos. Retirar do forno, deixar esfriar e cortar em tirinhas.
Calda de caramelo – colocar a água e o açúcar em uma panela, tampar e levar ao fogo médio até o açúcar dissolver totalmente. Quando chegar nesse ponto, retirar a tampa e cozinhar até a calda começar a ficar dourada. Retirar a panela do fogo e adicionar a manteiga aos poucos, mexendo com cuidado para incorporar o ingrediente sem açúcar à calda. Voltar a panela ao fogo e juntar o creme de leite quente e a baunilha. Ferver por três minutos para homogeneizar a calda, controlando sempre a altura do fogo para não transbordar. Retirar do fogo e despejar em recipiente mergulhando em banho-maria de gelo para interromper o cozimento. Mexer de vez em quando até asfriar completamente. Guardar na geladeira em recipiente fechado por até 7 dias.
Para servir – aquecer a calda por 20 segundo no micro-ondas. Em uma taça, colocar as bolas de sorvete e cubri-las com o chantilly. Arranjar as rodelas de banana sobre elas, acrescentar as nozes-pecã e finalizar com a calda de caramelo quente.
0 comentarios
Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem